Seguidores

sábado, 9 de julho de 2011

VIAGENS ENO-GASTRONOMICAS NA ITÁLIA

O curso Parlando Italiano, ...cantando, mangiando, viaggiando, ... organiza viagem na Itália com tema eno-gastronomia. A proposta é fazer duas viagens por ano, em primavera e outono, que são os melhores períodos para viagens na Itália, principalmente no tema eno-gastronomia. O diferencial está primeiro no acompanhador: Antonello Monardo, italiano que mora a mais de 16 anos em Brasilia, que além das atividades já bem conhecidas com o café (torrador e cursos de barista) é delegado para o Distrito Federal da Câmara Ítalo-brasileira de Comercio e Indústria, junto com a esposa Gabriela criaram o curso Parlando Italiano, ...cantando, mangiando, viaggiando, ...

Todos sabem que a Itália é riquíssima e diferente em cada região, província e município, na historia, costumes, gastronomia, etc. A ideia é ir a descoberta de costumes e sabores típico do lugar que será visitado, fora da rota do grande turismo de massa. Em outubro passado (outono na Itália) um grupo foi na região da Emilia Romagna e puderam conhecer e saborear os costumes e comidas típica daquela região: como na Sagra da Enguia, Sagra do Tartufo, Sagra da Uva, visitar fabricas de queijos Parmiggiano Reggiano, produtores de Aceto Balsâmico Tradicional di Modena, vinícolas, frantoio (produtor de azeite), visitas mercados, etc


Em maio deste ano, mais um grupo (primavera na Itália), conheceram a Calabria (terra do Antonello Monardo) e a Sicília. Nas montanhas do Aspromonte puderam saborear o Stoccafisso (Bacalhau seco), na área grecanica a carne de cabra, na mítica Scilla, em frente o estreito de Messina o peixe espada, na Costa dos Deuses; Pizzo e Tropea o atum e os famosos Cebola Roxa de Tropea e a Nduja (embutido muito apimentado). Na Sicília, algumas aulas de cozinha com chefs de renome para aprender os segredos da milenária gastronomia da ilha e conhecer as paisagens e a historia de cidades como: Taormina, Catania, Siracusa a arquitetura barroca de Noto e a experiência fascinante de levar em casa uma pedra de lava do vulcão Etna, maior da Europa.



Para outubro próximo está já pronta a próxima viagem que será na Toscana & Úmbria, regiões da Itália central, aonde a arquitetura ficou como aos tempo da idade média. Saborear vinhos famosos no mundo na mesma cidade de produção, como o Brunello de Montalcino, Vernaccia di San Gimignano, Vino Nobile di Montepulciano, Sagrantino da Umbria. Comer com os pescadores do promontório do Argentário no mar Tirreno, nas chiques:


Porto Santo Stefano, Porto Ercole e Orbetello e a comida do Lago Trasimeno na Umbria. Ouvir do Dario Cecchini, o mais famoso açougueiro do mundo, as historia da sua família com oito gerações de açougueiros e degustar o menú da “Vaca Inteira”. Se inebriar pelo cheiro do chocolate na cidade de Perugia em ocasião da Eurochocolate” (maior Feira do Mundo de chocolate), visitar a casa “Bramasole” de Cortona do filme “Sob o Sol da Toscana” e conhecer a arquitetura e arte das cidades de Siena e Florença.




www.parlandoitaliano.com.br

(61) 3425.3566 – 9971.7349

Um comentário:

Un corto per favore! disse...

Oi Arlan, muito obrigado pela publicação!
Grande abraços